A
constituição brasileira garante aos seus cidadãos o “direito de ir e vir”, mas
transitar nas cidades brasileiras se torna uma dificuldade muitas vezes. A
lotação de transportes individuais nas ruas e a ineficácia do transporte coletivo,
de má qualidade, dificulta a mobilidade urbana. A maior razão para isso
acontecer é a falta de planejamento das cidades.
A
urbanização brasileira foi um processo muito rápido e não esperado. Como
consequência disso, hoje as cidades sofrem com problemas de mobilidade, pois
não houve um planejamento. O governo brasileiro escolheu privilegiar o modo
rodoviário como estrutura de transporte e deslocamento, o chamado rodoviarismo,
durante o processo de industrialização brasileira no governo de JK.
É
esperado do governo a implantação de um sistema de transporte público de
qualidade, o que não acontece. Isso dificulta a vida de trabalhadores que moram
longe de seus trabalhos e/ou dependem do transporte público, que é caro, de
péssima qualidade e está sempre lotado.
Aqueles
que optam por transportes individuais também encaram problemas, o mais grave
deles é o trânsito, principalmente nas grandes cidades. O trânsito mata, devido
a acidentes que nele acontecem. O trânsito polui, são milhões de toneladas de
substâncias nocivas jogadas na atmosfera todo ano, principal fonte de poluição.
O trânsito rouba tempo de seus cidadãos, esse tempo perdido reflete na
economia, são perdas por produtividade desperdiçada e perdas com saúde,
combustível e transportes de cargas.
A
razão pela qual muitos brasileiros optam pelo transporte individual, apesar de
todos os problemas, é a péssima qualidade do transporte público, por isso a
melhora desse transporte é necessária. A fim de reduzir a quantidade de carros
nas ruas, também são alternativas a ampliação da rede de ciclovias e a criação
de zonas exclusivas para pedestre. Alguns países já implantam o pedágio nas
áreas centrais e o rodízio de carros. As grandes cidades brasileiras precisam
de ações do governo municipal, estadual, e federal para mudanças, com o
propósito de melhorar a sua mobilidade urbana, e consequentemente a qualidade
de vida de seus cidadãos.
Ana Clara Paris Kemp –
3ª EM
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