Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O lobo do homem

Expressões do tipo “os políticos são todos corruptos”, “tem que matar todos os presos”, “petralhas”, “coxinhas”, “no Brasil só tem corrupção”, demonstram a gravidade do período que a sociedade brasileira está passando, porém, resta questionar se não seria essa sociedade corrupta!?
Viver em sociedade é essencial para todo cidadão, assim como sua participação ativa na mesma, como já defendia Aristóteles, porém, a cada dia, essa participação se torna perigosa, com cada vez mais discursos de ódio, bombardeados nas redes sociais, ganhando cada vez mais apoio popular, dando espaço ao extremismo e à hipocrisia.
Hobbes, em suas teorias, sempre defendeu que não era a sociedade que corrompia os homens, ela era apenas o reflexo de uma humanidade corrupta. Isso fica comprovado através dos extremos índices de criminalidade durante a “greve” da PM no estado do Espírito Santo, onde “cidadãos” comuns passaram a cometer crimes.
Outro exemplo, e o melhor, é a política e, consequentemente, os políticos. Em uma sociedade democrática, os políticos são eleitos diretamente pela população e, portanto, recebem sua confiança, principalmente quando o eleitor se enxerga no candidato, por terem na maioria das vezes, a mesma opinião. Como já dizia o historiador Leandro Karnal, o “ponto negativo” da democracia é que os eleitos são reflexo de seus eleitores.
Portanto, fica claro que a sociedade é corrupta, pois seus membros são corruptos, usando muitas vezes da hipocrisia para fugir dessa sociedade. Uma forma de melhorar o convívio em sociedade é o incremento de estudos nas escolas relacionados ao convívio social, ligado à filosofia, de modo que o indivíduo faça o certo não por temor à lei, mas por saber discernir entre o certo e o errado.


Hiran Andrioti Salomão Liboni – 3ª EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário