Páginas

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Desafio Complexo

Viver em sociedade requer muita paciência e compreensão, pois é um desafio complexo, que muitas vezes acaba acarretando violências verbais, físicas ou psicológicas.
Segundo Hobbes: “O homem é lobo do homem”, ou seja, o homem nasce mau e para sua sobrevivência e seu benefício, acaba sendo o inimigo dos outros, o que acaba acarretando em guerras e conflitos que poderiam, muitas vezes, terem sido evitados. Para evitar esses conflitos, criaram um contrato social, em que o Estado tem o poder sobre os homens para manter a ordem e a boa convivência.
Quando o Estado não consegue manter o controle e acaba “falhando” na repressão, isso faz com que o contrato seja quebrado, gerando, assim, conflitos, pois o homem tende a “fazer justiça com as próprias mãos” quando tem a impressão de que o Estado não está fazendo justiça em relação ao seu ponto de vista.
Na sociedade, existem determinados grupos que se sentem “superiores” ao resto da população, o que causa o preconceito, e a partir daí esse grupo considerado “inferior” acaba sofrendo discriminação social e muitas vezes sofrendo agressões físicas. Na história, temos muitos exemplos de grupos sociais que sofreram por serem “inferiores”, como: os judeus na Segunda Guerra Mundial, os africanos, que por muito tempo foram escravos nas colônias europeias, entre outros.
Portanto, a vida em sociedade é complexa e se os indivíduos não conseguirem ter autocontrole, acabam “saindo dos limites”, o que causa conflitos, muitas vezes desnecessários, que podem ter muitas consequências terríveis para muitas pessoas. Para ter esse autocontrole e respeito, os professores, nas escolas, podem desenvolver projetos com as crianças visando incentivar essa compreensão. Quanto à conscientização dos adultos, o governo pode realizar campanhas incentivando o convívio social de forma respeitosa e mostrando as consequências geradas pelos conflitos.

Ana Carolina M.S. Montefusco  - 3ª EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário